JOSÉ SARAMAGO – O GENUÍNO E OS INTELECTOS GORADOS

By Bonestary


CAIM

“Caim nunca existiu” “A Bíblia tem uma influência muito grande na nossa cultura e até na nossa maneira de ser. Sem a Bíblia seríamos outras pessoas – provavelmente melhores”

“Sempre disse que nunca inventei nada. Limito-me a pôr à vista. E, de certo modo, é o que faço com este livro”, “Não é contra Deus que escrevo, uma vez que Ele não existe. É contra as religiões. Para que servem as religiões? Não servem para aproximar as pessoas. Nunca serviram.”

José Saramago

·

caderno.josesaramago.org

josesaramago.org

+ José Saramago – 1 . 2

·

Realizei a minha formação académica num colégio católico: “É tudo tão efémero e provido de fantasia que por vezes não se vê o obvio”

Valentim

3 responses

  1. Insisto ainda de que a Bíblia é um livro completo de pensamentos e ensinamentos, plenamente coerentes com todos os momentos da vida humana.

    O mesmo poderia explanar sobre o Alcorão, que é um livro pleno de sabedoria.

    O fanatismo de idealismos, são extremos incorrectamente compreendidos pelos homens,e que propositadamente motivados pela sede do poder e das riquezas, deturpam saberes, provocam guerras e guerrilhas, e impõem ditaduras e escravidões sobre os seus semelhantes.

    Quando um dia o Homem compreender a verdadeira essência dos livros sagrados, encontrarão a plenitude do amor incondicional.

    Jesus que entregou a sua vida na cruz, é uma essência do amor incondicional, que infelizmente, muitos interessados camuflam diariamente, tudo em prol do nojo que é o dinheiro e dos interesses de poderosos sobre os desfavorecidos.

    Assim como falo de Jesus, poderia falar do profeta Maomé, ou de qualquer um dos grandes lutadores por um Mundo melhor, e a história já conta e continua contando com felizes exemplos, muitos deles que ficam no anonimato.

    Valentim, ao falares da tua formação moral académica católica, leva-me a pensar que talvez haja algo em comum com um caminho que percorri numa fase da minha vida😉

    2009/10/23 às 10:50 pm

  2. O óbvio… o óbvio está na alma de cada criatura.

    A bíblia é um livro filosófico intemporal, tem tantos ensinamentos que servem a quem viveu hà 1000 anos atrás, tal como quem vive o dia de hoje.

    O mundo em que vivemos teve um inicio, obra de um Criador Universal, chamem-lhe Deus… Chamem-lhe Alá…

    Criador esse que nos confiou plenos poderes para praticar o bem e o mal, é um amor incondicional.

    Sei que tudo o que vivo hoje, neste dia terreno, é mais uma etapa para a perfeição do meu espírito.

    O óbvio está muito além do meu nascimento e da minha morte, enquanto corpo de matéria.

    Um Forte Abraço, amigo Valentim!

    2009/10/22 às 12:37 pm

    • sharp

      O obvio é também, quando alguém tenta dizer-nos através de uma ficção, do que é certo ou errado, como se de uma verdade única se tratasse… A Bíblia (escrituras sagradas), não passa de uma ficção, que infelizmente é levada à seria, muitas das vezes utilizada para fins pouco credíveis, com justificações de acções humanas numa directiva fantasiosa.

      Não nos podemos esquecer que essas “escrituras sagradas”, foram e continuam a ser a origem de guerras, mortes e assassínios. Acredito que a sua criação não fosse com o intento desses infortúnios. A verdade é que, a existência dessa “obra” tornou-se o fio condutor para a desunião em vez de união. Ora para uma vida inteligente a desunião não tem lugar.

      A minha formação moral e académica é católica, sendo que esse facto concede-me a experiência e, que me leva a poder dizer que a Bíblia não passa de um livro como outro qualquer, sendo que não lhe atribui o direito de “arrasar” com integridade dos seres humanos.
      Acredito na natureza porque a sinto todos os dias, apesar de ainda hoje, nós os humanos, não sabermos na totalidade a sua origem e criação. Esta é a realidade incontestável, que obviamente não é criada por mim mas, por um conjunto de factores que não conseguimos decifrar.

      Obrigado Alexandre pelo seu comentário. X

      2009/10/22 às 11:43 pm

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s