L’ENFER D’HENRI-GEORGES CLOUZOT

·


·
Em 1964, Henri-Georges Clouzot escolhe Romy Schneider e Serge Reggiani para as estrelas de “L’enfer”. Um projecto enigmático e incomum, com um orçamento ilimitado, um filme que à partida seria um acontecimento de sucesso e o tornaria pertencente à Nouvelle Vague. Porém, após três semanas de filmagens do drama, Clouzot teve um ataque cardíaco e o projecto foi interrompido, as imagens “inacreditáveis” de um filme dramático, sobre a inveja de um homem paranóico e extremamente ciumento da sua mulher, nunca seriam a ser divulgadas.
·
Contudo, estas imagens foram recuperadas pelos realizadores Serge Bromberg e Ruxandra Medrea que deram origem a um documentário fascinante sobre o falhanço de “L’Enfer”, e que o intitularam de “L’Enfer d’Henri-Georges Clouzot”. Este documentário mostra takes do filme jamais feito, com cenas lidas do script e depoimentos dos técnicos. Assim, Bromberg e Medrea revelam um projeto perdido, que poderia ter-se destacado na história do cinema, pois tratava-se de uma obra com efeitos artísticos elaborados de forma revolucionária.
“LEnfer” também poderia ter sido fonte de inspiração para a moda: impressionante como os lábios purple de Romy Schneider estão no rosto azulado… As cores azul, roxo, verde, preto, poderiam ter tido um tempo para encontrar o seu caminho no mundo dos cosméticos que, para muitos, ainda são tabu. O guarda-roupa é muito atraente, mesclando o estilo clássico francês e invenções bizarras dos anos sessenta.
·
·

 

Extrato do documentário de Serge Bromberg, composto por takes do filme começado por Henri-Georges Clouzot (1964). Música: Bruno Alexiu.

·

Este slideshow necessita de JavaScript.

·

·

Realização: Serge Bromberg, Ruxandra Medrea | Actores: Romy Schneider / Serge Reggiani

Estreia: Festival de Cannes 2009

·

festival-cannes.fr

·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s