REFLEXÃO: ÁGUA O CONFRONTO DO FUTURO

·

·

Por que economizar água?
·
De toda a água no mundo, apenas 3% é doce. Menos de um terço de 1% da água doce  está disponível para uso humano. A restante está congelada nos glaciares / calotas polares, ou nas profundezas da terra, estando neste momento fora do nosso alcance. Dito de uma outra forma, se 100 litros de água doce representa-se o total disponível no mundo, só cerca de meia colher de sopa estaria  disponível para o nosso uso.

A água doce é essencial para nossa existência, permite-nos produzir alimentos, bens de produção e manter a nossa saúde. É também uma parte essencial do ambiente natural que sustenta todos os seres humanos, a vida vegetal e animal. O consumo global de água cresceu quase dez vezes mais desde 1900, e em muitas partes do mundo está agora a atingir os limites do seu fornecimento. A população mundial deverá aumentar em 45% nos próximos trinta anos, enquanto o escoamento de água doce é esperado um aumento de 10%. A UNESCO prevê que em 2020 a escassez de água será um problema sério em todo o mundo.
Um terço da população mundial já enfrenta problemas devido à escassez de água potável e em algumas zonas da sua má qualidade. Este problema causa surtos maciços de doença, desnutrição e más colheitas. Além disso, o consumo excessivo de água provoca a degradação do meio ambiente o que financeiramente tem um custo de biliões.
·

·
Temos de ser eficientes no consumo da água!
·
É tempo de nos tornarmo-nos inteligentes e conscientes do consumo deste bem precioso. Trata-se de reavaliar a nossa relação com a água, e aprender a usá-la com mais moderação. Temos de nos comportar no nível mais básico, que exige uma mudança comportamental, e atribuir um valor à água que reflecte verdadeiramente o seu valor. Temos a responsabilidade de cada acção para a gestão sustentável dos nossos recursos hídricos, o que significa usar menos água em casa, no trabalho, nas escolas, em férias, nos ginásios, nas fábricas, enfim em todos os lugares. Todos nós deveremos ter essa obrigação, de poupar de cada vez que a consumimos .
O mundo têm essa responsabilidade de economizar água, para que as  futuras gerações possam desfrutar de um padrão de vida similar ao que nós desfrutamos agora. Devemos repensar o modo como nos reproduzimos e evitar que a nossa raça prolifere de modo inconsciente, sermos mais inteligentes e encontrar soluções na ciência, de modo que a sustentabilidade seja possível,  e principalmente, termos consciência de que todos nós somos frágeis e dependentes do nosso abrigo. O PLANETA TERRA!!!

+ – mais sobre o tema

charitywater.org

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s